Veja os 9 sintomas de que você pode estar com depressão



Depressão nunca foi e nunca será um tema que deve ser deixado de lado. Quando identificada, deve ser tratada para que o pior não aconteça. Trabalhando com páginas no Facebook, encontrei diversas pessoas buscando um pouco de atenção para algo que me assustava muito, mas depois de um tempo aprendi a lidar bem.

Provavelmente você conhece alguém que teve ou tem depressão e acredite, esta doença é real. A OMS estima que cerca de 350 milhões de pessoas sofram do problema em todo o mundo. A depressão é considerada como a doença mais devastante do corpo humano, ou seja, impede que pessoas façam suas atividades rotineiras e qualquer outra atividade. No Brasil, só no ano passado, quase 22 mil pessoas passaram a receber o auxílio doença por causa do transtorno depressivo.

Infelizmente, a doença é tão devastadora que pode levar a pessoa a tirar sua vida. As mortes causadas pela depressão cresceram 705% no Brasil.


Acredite, essa desordem mental é muito comum e possui uma série de sinais e sintomas. Cássio Bottino, professor do Departamento de Psiquiatria de USP, separou alguns dos sinais mais importantes da doença. Caso você identifique os principais sintomas, a indicação é procurar um psiquiatra, pois o acompanhamento com psicoterapia e medicação é eficaz para a maioria dos casos.

Cuide-se e cuide das pessoas ao seu redor.

Confira agora os nove sinais de que você ou pessoas ao seu redor possam estar com depressão:


1. Organismo desregulado

A depressão pode causar aumento ou perda do apetite, e até prisão de ventre. Pode haver dores de cabeça, nas costas ou no estômago, sem causa aparente e que nem o uso de remédios resolve. Suor em excesso, palpitações e tremor são outros sintomas comuns.


2. Pensamentos ruins

O deprimido pode ter ideias pessimistas e insistentes. A pessoa sabe que elas não fazem sentido, mas não consegue se livrar delas.


3. Falta de desejo sexual

Diminui a vontade de fazer sexo. Há desinteresse por coisas que antes eram agradáveis, como sair com amigos, ler livros, ver novela.


4. Manias estranhas

Você confere portas e janelas ou acha que pode fazer mal a si mesmo ou a alguém? Essas atitudes também podem indicar TOC, o transtorno obsessivo-compulsivo.


5. Falta de concentração



O paciente não consegue se fixar numa leitura ou guardar na memória o que leu. Em pessoas mais velhas, a falta de memória pode ser o sintoma mais forte. A insônia também é comum entre os deprimidos.


6. Envelhecimento precoce

A pele fica mais envelhecida e fraca o que resulta em mais olheiras, unhas quebradiças, cabelos fracos e sem brilho…


7. Sentimentos adormecidos

A doença dá a impressão de que o paciente está dopado, incapaz de ter sensações e sentimentos, sejam eles positivos ou negativos.


8. Volta ao passado

Atitudes de anos atrás voltam, trazendo culpa e arrependimento. Problemas que antes eram resolvidos com facilidade se tornam tarefas pesadas e difíceis.


9. Tristeza em dias nublados

Há pacientes que pioram quando o tempo está frio e chuvoso. “”Esses casos são chamados de depressão sazonal””, explica Pitliuk.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração Quebra de Maldição – Padre Marcelo Rossi

Oração mais Poderosa (para qualquer finalidade)

Reze essa oração por 3 minutos para abrir portas na sua vida

Oração para afastar e impedir aquele que te deseja o mal