TRANQUILIDADE, HARMONIA E PAZ DE ESPÍRITO



Você compreende seu funcionamento emocional e sabe qual é o seu ponto de equilíbrio? Qual o sentido da sua vida? Quais os investimentos que você está realizando para conquistar a paz e harmonia que tanto deseja (e necessita)? O que realmente importa para você? Como tem se tratado? Tem satisfação com a vida ou é apenas realizado?

Em nossos dias tem aumentado muito o número de pessoas angustiadas. Como consequência, sao ansiosas e depressivas, apresentando muitas queixas psicossomáticas. Em nenhum momento da história, tivemos tanto desenvolvimento tecnológico e tantas facilidades. No entanto, infelizmente, sentimos um enorme vazio existencial. Porque isto acontece?

Estamos constantemente em busca de realizações, mas nunca estamos satisfeitos com o que conquistamos. No momento da conquista, temos um sentimento de euforia; o que não é o mesmo que felicidade. Quando o prazer da realização passa, volta o vazio, porque toda realização é passageira, é temporária. O que precisamos é estar mais satisfeitos conosco. Satisfação é bem-estar, é completude, é harmonia, é abraçar e acariciar a nossa essência , o nosso “eu”. É sentir e perceber que a vida está muito além daquilo que chamamos de conquistas e “vitórias”. O sentido da verdadeira plenitude se encontra na satisfação de ser o que se é, e de ter o que se tem; aqui e agora, e nos sentirmos gratos.

Isto nao quer dizer conformismo, mas uma postura de felicidade pelas conquistas já realizadas, o que não impede a melhora do indivíduo em todos os sentidos.

Todos desejamos paz e tranquilidade, mas muitas vezes não contribuímos para esta harmonia que tanto desejamos vivenciar em nossas vidas. A busca desenfreada, o consumismo, o querer ter a todo custo, as convivências desarmônicas com os outros, as satisfações temporárias que não nos preenchem enquanto ser, a falta de sentido na vida…


Não importa o quanto você leia ou escute sobre reflexões de conscientização de vida e auto-ajuda, se no íntimo não acontecem mudanças concretas, se não internalizamos o que sabemos e se não colocamos em prática na nossa rotina diária. Mudanças reais e significativas somente acontecem quando a racionalidade é capaz de entrar em sintonia com os conteúdos mais profundos do ser. Saber não significa necessariamente ter consciência, nem tampouco significa mudança real. Um conhecimento somente passa a ser real quando é vivenciado através do prisma das possibilidades emocionais em sua praticidade e através das aprendizagens vivenciadas com as dificuldades que se apresentam no processo do viver.

As dificuldades e as exigências do nosso mundo atual não colaboram para um estado de plenitude, mas você pode organizar seu “mundo interno” através da observação do que te traz harmonia, paz e tranquilidade.

Precisamos dar sentido a nossas vidas. Ter satisfação e gratidão pelo que possuimos e não nos lamentarmos por aquilo que ainda não conquistamos. Curta o que já possui, se harmonize com o que você é. Se olhe de frente, viva o presente. Descubra seu ponto de equilibrio. Ele é totalmente personalizado. Uma vez encontrado, comece realizando pequenas mudanças, modelando os padrões de sentimentos e de comportamentos. Com este processo de modelagem, as representações mentais vão tomando um novo espaço, mais coerente com a nova proposta de vida.

Para ter a tranquilidade que tanto buscamos não é necessario esforço homérico.Mas na maioria das vezes não pensamos assim e consequentemente também não agimos assim. Depois nos questionamos porque somos demasiadamente ansiosos, impacientes e desequilibrados. Desejamos a todo custo vivenciar a paz e harmonia que é um direito nosso e que a todo momento estamos abdicando. Não existe algo de errado em tudo isso? Afinal de contas, o que priorizamos? Paz e harmonia? Ou priorizamos determinadas atitudes e posturas que vão exatamente do lado oposto da nossa tranquilidade? Um ponto fundamental trata-se de nossa higiene emocional. Trabalhe seus sentimentos tóxicos, liberte-se deles. O lixo emocional limita nossa paz interior, nos tornando amargos e infelizes. Busque praticar ações generosas, exercite o amor ao próximo, mas sobretudo busque seu próprio auto conhecimento. Procure entender como você funciona, quais aspectos psicológicos necessita elaborar, quais hábitos precisa internalizar para atingir uma vida mais satisfatória e feliz.

Precisamos também ser realistas. As dificuldades e as exigências do nosso mundo atual não colaboram para este estado de plenitude que tanto desejamos. Hoje, somos “multi”. Temos inúmeras atividades diárias, queremos fazer isso e aquilo… Entenda que quando você não para, seu organismo para pra você. Organize seu “mundo interno” e externo através da observação do que te traz harmonia. Você deve descobrir o seu ponto de equilibrio. No entanto, isto é um exercício diário que aos poucos vai modelando seu comportamento, e que consequentemente vai sendo internalizado.

Realize as mudanças necessárias em face a sua realidade pessoal e através da sua auto observaçao. Ame-se mais. Cuide-se mais. Dedique cinco minutos por dia para a “desaceleração” do seu cérebro, através da meditação, de uma música instrumental, de auto-sugestões de pensamentos positivos e construtivos . Contemple o pôr do sol, faça uma pequena caminhada. Caso disponha de algum tempo e recurso financeiro, faça Yoga; exercite a jardinagem.

Paz e harmonia é a palavra de ordem. O resto vem como consequencia, porque acredite ou não , ninguém consegue realizar nada com uma mente conturbada. Busque primeiro sua paz interior, mesmo com toda essa confusão que é a vida atual.

Precisamos nos permitir um novo olhar dos fatos, uma visão nova da vida que seja geradora de bem-estar, paz e tranquilidade. Precisamos romper paradigmas e perceber os acontecimentos de uma nova perspectiva para desenvolvermos a paz que tanto desejamos.

PARA REFLETIR:

Você é o protagonista da sua vida e o agente principal de suas transformações internas. Trabalho interior é a palavra-chave. Não espere que as coisas mudem. Não espere que o tempo resolva. A mudança começa em nós e a partir de nós.
___

POR SORAYA RODRIGUES DE ARAGÃO – COLUNISTA THE SECRET

Minha “alma” respira liberdade, anseia novas paragens, contempla novos (re)começos, desconstruções e reconstruções continuas…Alquimia da vida! Uma psicóloga itinerante em busca de essências, da compreensão dos processos mais profundos, transmutando experiências negativas em oportunidades, transcendendo obstáculos, criando uma nova realidade da poeira dos sonhos. Vivo de interrogações; mas sobretudo, das reticências..

Soraya Rodrigues- Psicologa consultoriapsi.net
Fonte: Sábias Palavras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração Quebra de Maldição – Padre Marcelo Rossi

Oração mais Poderosa (para qualquer finalidade)

Oração para afastar e impedir aquele que te deseja o mal

Reze essa oração por 3 minutos para abrir portas na sua vida