A diferença entre ser amado e ser "útil"



“Você ter utilidade pra alguém é uma coisa muito cansativa. Tá certo, realiza. Humanamente falando é interessante você saber fazer as coisas, mas eu acredito que a utilidade é um território muito perigoso, porque muitas vezes a gente acha que o outro gosta da gente, mas não. Ele tá interessado naquilo que a gente faz por ele.

E é por isso que a velhice é esse tempo que passa a utilidade e aí fica só o seu significado como pessoa. Eu acho que é um momento que a gente purifica, né? É o momento em que a gente vai ter a oportunidade de saber quem nos ama de verdade. Porque só nos ama / só vai ficar até o fim, aquele que depois da nossa utilidade, descobrir o nosso significado.

Por isso eu sempre peço a Deus, sabe? Sempre faço à Ele, a oração D’Ele. Poder envelhecer ao lado das pessoas que me amem. Aquelas pessoas que possam me proporcionar a tranquilidade, né. De ser inútil, mas ao mesmo tempo, sem perder o valor.

Quando eu viver aquela fase na vida: “põe o Pe. Fábio no sol…. Tira o Pe. Fábio do sol…” Aí eu peço à Deus sempre a graça de ter quem me coloque ao sol, mas sobretudo, alguém que venha me tirar depois.

Alguém que saiba acolher a minha inutilidade. Alguém que olhe pra mim assim, que sabe / que possa saber que eu não sirvo pra muita coisa, mas que eu continuo tendo meu valor.

Porque a vida é assim, minha gente, fique esperto, viu? Se você quiser saber se o outro te ama de verdade, é só identificar se ele seria capaz de tolerar a sua inutilidade. Quer saber se você ama alguém? Pergunte a si mesmo: quem nessa vida já pode ficar inútil pra você, sem que você sinta o desejo de jogá-lo fora? É assim que descobrimos o significado do amor.

Só o amor nos dá condições de cuidar do outro até o fim. Por isso eu digo: feliz aquele que tem ao final da vida, a graça de ser olhado nos olhos e ouvir a fala que diz: “você não serve pra nada, mas eu não sei viver sem você”. ”


Pe. Fábio de Melo

Comentários

  1. Verdade. Esta é a palavra exata. Útil ou inútil.

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras padre, Mais como conseguirmos diferenciar uma da outra a pessoas que se passam do Amado pro ultil com muita facilidade ai a questão que dificulta a nossa percepção se estamos sendo amados ou úteis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padre deveria falar sobre amor. Não sobre a aplicação do amor. Eles, em tese não podem fazer sexo, ter filhos e se relacionar com alguém. Como podem se atrever a escrever sobre relacionamentos?Estão fora da sua área. É com um esquiador falar sobre escalada. Um desce o outro sobe. Não tem como entender das duas coisas. Padres deveriam ficar no ambito religioso. Nada de cantarolar, escrever livros ou palestrar. Ser util é uma mão de duad vias e uma das formas de demonstração de amor. Não estamos falando de escravidão ou subserviência, mas de familia. Tenho 4 filhas lindas e preciso ser util, se não tudo desmorona. Mas claro que demonstro meu amor. Acho que meritícimo foi para os extremos neste texto. Precisa rever. Abs.

      Excluir
    2. Fico indignada com comentários como seu. Infelizmente não compreende o sentido profundo de amor e vida. Saia das redes se não te complementa. Ridículo!

      Excluir
  3. Perfeito. Esta é a designação do amor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

CASAMENTO DE SUCESSO

Reconquista Perfeita

Reconquista Perfeita
Este GUIA pode ajudar à RECONQUISTAR o EX de uma mulher.

Frases da Conquista

Postagens mais visitadas deste blog

Quando a gente sabe que ama alguém? - Padre Fábio de Melo

Os 12 Sinais de que um Homem está Apaixonado

Os casais felizes não são ricos financeiramente. Eles são felizes exatamente com aquilo que têm

Pais violentos deixam danos por toda a vida