Qual é o objetivo do meu namoro?



Muitos jovens iniciam um namoro, mas dentro desse relacionamento não têm um objetivo certo, não encontram significado. Não conseguem nem mesmo responder simples perguntas como: “Por que de fato estão namorando?”, “O que querem com esse namoro?”, “Qual a finalidade desse relacionamento?”


Quando alguém inicia uma faculdade, ela pensa em se formar naquele curso que ela escolheu, essa será a sua meta. Vai buscar chegar lá. Existe nessa pessoa uma força que fará com que ela persevere até o fim, até conseguir o seu objetivo, que é se formar. Quando se inicia um namoro, tendo existido antes um tempo de conhecimento entre ambos, os dois trilharam um caminho para construir um amor duradouro, aprendendo a amar dia após dia, indo além dos sentimentos. Esse amor é o que os ajudará e dará forças para perseverarem até o fim, até conseguirem chegar ao objetivo final que é o matrimônio.

O amor é a força que une. Mas muitos entendem mal o que é o amor, por isso muitos relacionamentos são frustrados. O amor vai muito além dos sentimentos e sensações, esses não podem ser confundidos com o amor em si:

“Se nós igualamos emoções e amor, concluímos que quando os sentimentos desaparecem, é porque o amor foi embora. Quando isso acontece, você ouve as pessoas dizendo coisas como: ‘Eu amo você. Eu só não me sinto mais apaixonado por você’. Se este é o caso, então essa pessoa nunca amou a outra em primeiro lugar. Elas estavam apaixonadas por suas próprias emoções.” [1]

Existem muitos motivos errados que levam alguém a namorar e muitos caem nesses motivos; mas existe uma razão correta: o desejo de encontrar um esposo ou uma esposa. Para muitos de nós, devido à cultura “permissivista” em que muitos fomos formados, uma cultura também do “descarte”, isso pode parecer ultrapassado. Mas, no decurso da história, muitas culturas relacionaram o namoro ao casamento, então, ainda vale a pena considerar essa sabedoria.

A questão é:

“Se você não estiver namorando com os olhos voltados para o ‘para sempre’, você estará precisamente namorando para, eventualmente, terminar o namoro. Em outras palavras, é a prática do divórcio.” [2]

Não diga: “Quero namorar para viver algo novo.” Mas, diga: “Quero namorar para encontrar o meu/minha esposo/esposa, o meu José/a minha Maria; para o ‘para sempre’”. Portanto, moças e rapazes, não podemos pensar em namorar querendo um relacionamento sem objetivo, sem o compromisso de construir um amor verdadeiro com aquela pessoa, um amor que dure para sempre.

A construção desse amor verdadeiro demora. Não é da noite para o dia. O amor autêntico exige tempo. Se você pretende construir um amor duradouro, comece por uma longa amizade. Conheça o rapaz, a moça, fundamente as bases desse relacionamento. Seja paciente, porque o amor é paciente. É essa amizade que determinará se o rapaz ou a moça é alguém apto para o matrimônio. Se sim, começará então a etapa mais séria de comprometimento com essa pessoa.


Deus, você e a outra pessoa. No relacionamento, busque sempre em primeiro lugar uma amizade com Deus. Sem isso, você não conseguirá fazer o outro feliz. Não somos capazes de preencher o coração de alguém, sem antes estarmos preenchidos de Deus, porque é Ele mesmo quem vai preencher esse coração. Quando os corações de ambos estão voltados para Deus, eles se relacionam em Deus e se encontram em Deus.

Referências:


1. Evert, Jason; Evert, C. Como encontrar sua alma gêmea sem perder a sua. 21 segredos para as mulheres. São Paulo: Editora Canção Nova, 2014. 61 p.
2. Ibid., p. 62.


(via Shalom)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração Quebra de Maldição – Padre Marcelo Rossi

Oração mais Poderosa (para qualquer finalidade)

Reze essa oração por 3 minutos para abrir portas na sua vida

As linhas tortas de Deus guiam aqueles que estão pedidos