CONTRAPONTO: Bolsonaro condenado por homofobia e Padre Fábio de Melo defende direitos civis




O deputado federal Jair Bolsonaro (PP) foi condenado a indenizar em R$ 150 mil, por danos morais, o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDDD) por causa de declarações homofóbicas dadas ao programa “CQC”, da TV Bandeirantes. A ação civil pública foi ajuizada pelos grupos Diversidade Niterói, Cabo Free de Conscientização Homossexual e Combate à Homofobia e Arco-Íris de Conscientização. Cabe recurso da sentença.


No programa, que foi ao ar no dia 28 de março de 2011, Bolsonaro foi questionado pela cantora Preta Gil sobre como reagiria se tivesse um filho gay. E respondeu: “Não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco. Os meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambientes como lamentavelmente é o teu”.

Na sentença, a juíza Luciana Santos Teixeira, da 6ª Vara Cível do Fórum de Madureira, destacou a liberdade de expressão deve ser exercida sem dano à dignidade do cidadão: “Não se pode deliberadamente agredir e humilhar, ignorando-se os princípios da igualdade e isonomia, com base na invocação à liberdade de expressão. Nosso Código Civil expressamente consagra a figura do abuso do direito como ilícito civil (art. 187 do Código Civil), sendo esta claramente a hipótese dos autos. O réu praticou ilícito civil em cristalino abuso ao seu direito de liberdade de expressão”.

Em sua defesa, o deputado alegou que detém imunidade parlamentar, o que foi contestado pela magistrada: “A imunidade parlamentar não se aplica ao caso em tela. Em que pese o réu ter sido identificado no programa televisivo como deputado, suas declarações foram a respeito de seus sentimentos como cidadão, tiveram cunho pessoal – e não institucional”.

Na contramão de diversos líderes religiosos que condenam o casamento homossexual, Padre Fábio de Melo surpreende e se posiciona de maneira equilibrada sobre a questão. No ano passado, o Padre Beto acabou excomungado por defender a mesma posição

Padre Fábio de Melo demonstra equilíbrio ao tratar de tema tabu entre cristãos: casamento homossexual (divulgação)
O Padre Fábio de Melo utilizou a sua conta no Twitter, com mais de 850 mil seguidores, para se posicionar em defesa da união civil entre pessoas do mesmo sexo. Nas publicações, o padre procura esclarecer que direitos civis são competência do Estado, e não de congregações religiosas. Sucesso nas redes sociais, o padre conta ainda com mais de 4 milhões de seguidores no Facebook.

Nesta segunda-feira, na Festa da Penha, no Espírito Santo, Fábio de Melo voltou a falar sobre união homoafetiva. “A Igreja tem o direito de se posicionar em relação aos seus dogmas e sobre condutas morais, mas para nós cristãos católicos. Ela pode sugerir para a sociedade, mas não pode fazer imposição àqueles que não creem”, disse.

No ano passado, no palco do programa Altas Horas, da TV Globo, Fábio de Melo já havia se manifestado em defesa do casamento homossexual. Na ocasião, o padre destacou a importância de separar a questão religiosa dos direitos civis.

Apoio

O padre Fábio de Melo foi apoiado pela maioria dos seus seguidores no Twitter após externar seus posicionamentos. O casamento gay, que é ainda um tema tabu no meio do cristianismo, costuma ser abertamente repudiado por uma série de líderes religiosos. Na Câmara dos Deputados, os evangélicos Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Marco Feliciano (PSC-SP) são dois dos principais opositores da união entre pessoas do mesmo sexo.
As mensagens do Padre Fábio de Melo no Twitter (reprodução)
“Até que em fim um religioso entendendo que Estado não é cristianismo. Parabéns Padre!”, escreveu um internauta.

Padre excomungado
O padre Roberto Francisco Daniel, conhecido como padre Beto, foi oficialmente excomungado da Igreja católica no ano passado após não condenar a bissexualidade e a homossexualidade. Padre Beto questionou dogmas da Igreja e chegou a defender o casamento homossexual.

Hoje, padre Beto afirmou que continua a ter fé, mas que agora ela não está ligada a nenhuma denominação. Atualmente o ex-religioso dá aulas em uma faculdade de Bauru e tem viajado por todo o País para ministrar palestras e para divulgar um livro lançado recentemente. (Polemica PB)


www.patosmetropole.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração Quebra de Maldição – Padre Marcelo Rossi

Oração mais Poderosa (para qualquer finalidade)

Reze essa oração por 3 minutos para abrir portas na sua vida

Oração para afastar e impedir aquele que te deseja o mal